Wednesday, June 6, 2007

Perfeito , Real , Problema

Eles são aquilo que nos enriquece , que enriquece a nossa cultura . Quando pensamos na nossa avó pensamos que é aquela pessoa que faz o almoço ao Domingo , que fica connosco quando estamos doentes , que nos dá rebuçados contrariando a nossa mãe , que deixa chuchar na chupeta até mais tarde sem a mãe saber , que nos ajuda a crescer . Sim , ajuda-nos a crescer pois , apesar da minha avó não ter nem o 6º ano não quer dizer que ela seja completamente analfabeta porque não é ! Ela ensina-me , ela conta-me histórias , ela ...
Quando pensamos nos idosos pensamos muitas vezes que são aquelas pessoas rabujentas que nos apertam as bochechas , mas eles são muito mais do que isso . Eles são testemunhas de tudo o que aconteceu antes de nascermos , eles viveram o 25 de Abril , eles estão cobertos de história até às pontas dos cabelos , eles enriquecem a cultura do nosso país .
E é tão injusto pormos os idosos num lar . E é tão triste , porque é como se estivéssemos a virar costas a tudo ao que aconteceu , como se lhes tivéssemos a tirar o valor . É TÃO INJUSTO ! E este vídeo mostra tão bem a solidão daquele senhor ... Os idosos são tão especiais e necessitam de tantos cuidados . Eles assemelham-se a uma flor ; se não tratarmos bem dela ela morre ... ela morre lentamente , ela murcha , ela perde a vontade de viver , ela deixa de ser uma flor bonita a passam a ser algo sem vida . Os idosos devem sentir-se tão sozinhos nos lares . A minha avó esteve num lar e na Páscoa fizemos um almoço e ela convidou uma senhora que estava lá . E foi tão triste quando vi nos olhos daquela senhora a felicidade de estar ali a comer comigo e com a minha família porque ela não tinha ninguém . O filho tinha-a abandonado . É tão triste . Como podemos destruir o coração de uma pessoa dizendo "adeus" .
Neste vídeo , o senhor recorda tudo aquilo que lhe sucedeu , tudo aquilo por que passou , na guerra , ele deve ter feito coisas de um herói . E naquele momento estava ali sozinho a tocar , SOZINHO . QUE HORROR ! E quando vi o neto dele senti-me tão feliz por saber que ele não estava sozinho . Ele não merece . NINGUÉM MERECE . E ele transmitiu aquilo que sabia ao seu neto . Toda a gente merece alguém para conversar , para rir , para chatear ... Toda a gente merece ter valor . TODA A GENTE ! E apesar de ser um simples vídeo , vemos que é uma realidade . Que acontece hoje , neste momento , e não devia ...




(Peço desculpa pela expressão do texto)

1 comment:

Mia said...

Como ja tinha dito no outro post chorei quando apareceu a mulher dele e o beijou! Quando vi isto no youtube estava só á procura desta música para ouvi-la... Nem ia ver o vídeo, mas não tinha nada para fazer e vi-o.... Ainda bem... Quando dei por mim estava a chorar e tive mesmo de te comentar o vídeo!!! Não aguentei....Foi a ti que te comentei não foi?! Este vídeo realmente merece estar neste blog!